Diariamente diversos processos de pensão alimentícia são enviados ao tribunal para solicitar a pensão que não está sendo paga pelo pai. Entretanto, muitos pais deixam de pagar os valores devidos ou atrasam a pensão, gerando uma dívida em seu nome.
Com isso, é fato que muitos devedores, cedo ou tarde, acabam recebendo uma notificação para comparecimento em juízo em razão da falta de pagamento, gerando certo receio, por não saber qual deve ser o primeiro passo para resolver essa situação.
Sendo assim, o primeiro passo será contratar um advogado para garantir a sua defesa, a fim de garantir que não seja ultrapassado os valores da real dívida. O segundo passo, é buscar realizar um acordo, seja à vista ou parcelado.
Por fim, com a decretação do acordo, o processo será extinto, e consequentemente, não afetará mais o patrimônio do devedor.
Além disso, caso o motivo do atraso no pagamento seja em razão do valor estipulado não estar mais sendo possível de ser pago em razão da diminuição salarial, será necessário entrar com uma ação revisional de alimentos, assunto que pode ser conferido em nossa última postagem.